https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/issue/feedAnais do IFCompartilha2015-04-09T10:45:37+00:00Carolina Cau Spositocarolina.sposito@ifsuldeminas.edu.brOpen Journal Systems<p class="western" align="JUSTIFY"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">O IFCOMPARTILHA é um Evento Científico, Tecnológico e Cultural promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus Passos. O evento acontece anualmente e é aberto a toda comunidade interna e externa.</span></span></span></p><p class="western" align="JUSTIFY"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">O IFCOMPARTILHA tem como objetivo fomentar uma maior interação entre os estudantes dos vários cursos e também entre a instituição e a comunidade. Pensando em levar para a comunidade os frutos do ensino, pesquisa e extensão promovidos pelo Câmpus Passos, como prevê a missão da instituição, de forma a trazer benefícios para a comunidade.</span></span></span></p><p class="western" align="JUSTIFY"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">O evento é composto por apresentações musicais, gincanas, minicursos, </span></span></span><em><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;">workshop</span></span></span></em><em><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;"><span>, </span></span></span></span></em><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Arial, sans-serif;"><span style="font-size: medium;"> apresentação de trabalhos e palestras com temas variados.</span></span></span></p><p class="western" align="JUSTIFY"><br /><br /></p>https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/372ª OLIMPÍADA DE PROGRAMAÇÃO2015-04-09T10:45:36+00:00Bruna Bárbara Santos Bordinibruna.bordini@ifsuldeminas.edu.brMonike Seabra Fernandes Nunesmonikefernandes@yahoo.com.brA disciplina de programação, base fundamental nos cursos de informática, tem se tornado cada dia mais presente no cotidiano desses alunos. É perceptível como o domínio dessa disciplina ajuda o aluno no progresso do restante do curso. Porém, é extremamente difícil conseguir motivar alunos em uma disciplina cujo nível de evasão é tão elevado. Neste sentido, este projeto possui como objetivo a realização de uma Olimpíada de Programação no Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (Câmpus Passos), com o intuito de motivar e incentivar os participantes a se dedicaram mais às disciplinas relacionadas e linguagem de programação e lógica. Este evento contará com participantes das diversas escolas de informática/computação da cidade de passos e cidades vizinhas, bem como, pessoas que não realizam cursos de informática, mas tenham interesse no assunto.2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/32AUDIOVISUAL PARA A EDUCAÇÃO: DISCURSO E NARRATIVA DA TELEVISÃO APLICADOS AO ENSINO A DISTÂNCIA2015-04-09T10:45:36+00:00Rodrigo Silva Nascimentorodrigo.nascimento@ifsuldeminas.edu.brTiago Nunes Severinotiago.severino@ifsuldeminas.edu.brGustavo Camargogu_camargo_@hotmail.comAndré Andradeandre.tec-h@hotmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Esta é a segunda fase do projeto iniciado em 2013. Trata-se, nesta etapa, de avaliar o modo de recepção das aulas por parte dos alunos que acompanham no campus Passos aos cursos transmitidos via satélite pelo IFPR.<br /> Na primeira fase, foi possível construir um perfil do aluno EAD do campus e fazer uma análise conceitual sobre questões relativas ao universo da produção audiovisual voltada para o ensino. </span></p></div></div></div></div>2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/36DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA ENSINO DE LÓGICA MATEMÁTICA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADOS EM ANDROID2015-04-09T10:45:36+00:00Bruna Bárbara Santos Bordinibruna.bordini@ifsuldeminas.edu.brJoão Vitor Alonso dos Santosjv-alonso2010@hotmail.comOs dispositivos móveis despertam atualmente a curiosidade e atenção de alunos de diversas idades e níveis de educação, tornando-se excelentes aliados para o desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem. Atividades que envolvam a lógica matemática, além de estimular o raciocínio lógico, atuam também como ferramenta facilitadora da aprendizagem da própria disciplina de matemática, além de outras disciplinas como lógica de programação. O projeto possui como objetivo principal desenvolver uma ferramenta para dispositivos móveis baseados em<br />Android para auxiliar o ensino de lógica matemática e desenvolver o raciocínio lógico.2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/34HEPATITES VIRAIS: RISCO DE TRANSMISSÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS DE PASSOS - MG2015-04-09T10:45:36+00:00Juliano Souza Caliarijuliano.caliari@ifsuldeminas.edu.brÚrsula Modenese Tibúrciojuliano.caliari@ifsuldeminas.edu.brLigia Lacava Rocha Silvajuliano.caliari@ifsuldeminas.edu.brCristiane Henrique Ezequiel Atiles Cristianojuliano.caliari@ifsuldeminas.edu.br<p><strong>Introdução:</strong> As hepatites virais são doenças infecciosas provocadas por diferentes agentes etiológicos que apresentam características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais distintas. A distribuição das hepatites virais é universal com variações de acordo com os agentes determinantes, sendo os principais vírus A, B, C, D e E, tendo o homem como único reservatório importante. O vírus VHA e VHE tem transmissão fecal-oral, enquanto os vírus VHB, VHC, VHD são transmitidos mais frequentemente por via sexual, parenteral percutânea e vertical (CRUZ et al.,2009). A manicure e a pedicure são trabalhadoras nos serviços de embelezamento e higiene, cuidam da beleza das mãos e pés (BRASIL, 2002a). Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho, para atuação destes profissionais é necessário, no mínimo, o ensino fundamental incompleto, curso de qualificação e até um ano de experiência profissional (BRASIL, 2002b). É exatamente relevante, para a prestação de serviços seguros e prevenção de riscos e agravos à saúde, a formação e capacitação destes trabalhadores. A literatura revela que eles não são capacitados para realizarem etapas como a limpeza e a esterilização dos instrumentais utilizados (SILVA et al.,2007). Nos centros de beleza existem regras preconizadas pela Vigilância Sanitária, e no caso dos materiais utilizados pelas manicures e pedicures orienta-se lavar e escovar com sabão líquido, em água corrente abundante, e recomenda-se ainda que o profissional que realiza a lavagem utilize para sua segurança, avental plástico, máscara, óculos de acrílico, luvas emborrachadas; em seguida, enxaguar, secar e acomodar o material em embalagem apropriada para o processo de esterilização. Nesta embalagem deve constar a data de esterilização e o nome de quem preparou o material e a mesma deve sempre ser aberta na frente do cliente (SÃO PAULO,2009). Todo esse processo é de fundamental importância para a prevenção de doenças, como a Hepatite B e para a promoção da saúde (SÃO PAULO, 2009). Este projeto tem como objetivo principal identificar o conhecimento de profissionais como cabeleireiros, manicure e pedicures, sobre a transmissão da hepatite B e C e, com isso identificar falhas, e contribuir para o conhecimento a respeito do assunto. <strong>Metodologia</strong>: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, realizado com profissionais da cidade de Passos – MG. O mesmo foi aplicado com profissionais manicures, pedicures, cabeleireiras, depiladoras e barbeiros do Bairro Centro. Foi utilizado questionário com questões abertas e fechadas que contém perguntas com a finalidade de investigação de conhecimentos acerca do tratamento dispensado aos instrumentos de trabalho, formas de prevenção da hepatite B e hepatite C e ainda sobre a atualização da caderneta de vacina dos profissionais entrevistados. Foi submetido e aprovado pelo CEP da Fundação de Ensino Superior de Passos, N°755.915/2014. <strong>Resultados</strong>: Foram abordados 51 salões, dos quais 19 salões foram excluídos pela recusa na participação. Dentre os participantes, 94% eram estabelecimentos formais específicos para salão de beleza. As atividades desenvolvidas, eram de cabeleireiros 35%, manicure/pedicure, 23% cada. 66% eram profissionais do sexo feminino, com 34% com idade superior a 50 anos. Questionou-se o uso de luvas para atendimento no salão, e 72 % disseram ser necessário, mas as luvas eram utilizadas apenas durante tintura. Dentre os métodos de esterilização, 45% referiram utilizar a estufa. Em relação à atualização da caderneta de vacina, 50% dos entrevistados afirmaram estarem imunizados, porém, muitos alegaram não ter tomado as 03 doses necessárias de hepatite.</p>2015-04-09T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/31NACONVI: NARRATIVA CONCRETA EM VÍDEO2015-04-09T10:45:36+00:00Rodrigo Silva Nascimentorodrigo.nascimento@ifsuldeminas.edu.brLuís Henrique Novaisluis.novais@ifsuldeminas.edu.brTiago Nunes Severinotiago.severino@ifsuldeminas.edu.brEmerson Silva Araujoemersonaraujo.fm@gmail.com<div class="page" title="Page 1"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>O projeto consiste na realização de uma série de vídeos experimentais que tem como objetivo capacitar os alunos no desenvolvimento de obras audiovisuais, nas fases de captação, edição e pós- produção. A proposta é tomar como referência imagens e símbolos da cidade de Passos, para a criação do material. </span></p></div></div></div></div>2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/26PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA DE PASSOS-MG: Digitalização e Disponibilização das Atas de Reuniões da Câmara (1850 a 1910)2015-04-09T10:45:37+00:00Antoniette Camargo de Oliveiraantoniette.oliveira@ifsuldeminas.edu.brO projeto se resume na busca por colaborar para a preservação da Memória e do Patrimônio material da cidade de Passos-MG, através da digitalização e disponibilização via internet dos livros de Atas de reuniões de vereadores da Câmara Municipal da cidade, desde suas origens até o ano de 1910.2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/30XEQUE-MATE2015-04-09T10:45:37+00:00Bruno Ferreira Alvesbruno.alves@ifsuldeminas.edu.brLucas de Oliveira Venturalucasoventura@gmail.comMaísa Avelino Machadomaisaavelino@gmail.comO projeto intitulado “Xeque-Mate” tem a intenção de propor o ensino do xadrez no cotidiano dos alunos, professores e envolvidos no mesmo; inserir sua prática periódica e estimular o conhecimento sobre regras, partidas, etc.; auxiliar no desenvolvimento intelectual dos participantes, no raciocínio lógico, concentração, memorização, além de estimular um ambiente de competição saudável e respeito mútuo entre os adversários; compartilhar os benefícios do aprendizado e da prática deste jogo didático.2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/28Análise de desempenho de diferentes Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados em diferentes ambientes2015-04-09T10:45:37+00:00Hiran Nonato Ferreirahirannonato@gmail.comThainá Ferreira Silvathainaferreira1908@gmail.comOs Sistemas de Gerenciamento de Bando de Dados (SGBDs) são um conjunto de programas que a partir deles é possível criar e manter um bando de dados. Os SGBDs são estruturas que encontram-se presentes diariamente nas mais diversas operações. Entretanto, por conta da grande demanda de dados que possui o mundo atual, há a necessidade de se utilizar um SGBD que responda o mais rápido possível à requisição e um usuário. Neste caso há a necessidade de se trabalhar com um SGBD que responda mais rapidamente às operações enviadas pelas aplicações e quanto mais rápida for a resposta, melhor aceitação terá o SGBD. Neste sentido será desenvolvido esse trabalho que possui como objetivo identificar entre os SGBDs qual desempenha operações de inserções, alterações, exclusões e consultas em ambientes Windows e Linux. Assim, após todos os experimentos, serão apresentados resultados sobre o desempenho de cada SGBD em cada operação e desta forma pode-se concluir qual SGBD possui uma maior viabilidade.2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c) https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ifcompartilha/article/view/29Dominando a Lógica2015-04-09T10:45:37+00:00Hiran Nonato Ferreirahirannonato@gmail.comAlysson Eduardo Estevamalyssonedu10@gmail.comA Lógica é uma ciência que tem como princípio a resolução de problemas sempre baseados em fatos ou premissas lógicas ligadas ao nosso dia-a-dia. O estudo e aprendizado da Lógica Matemática e o aprimoramento do Raciocínio Lógico não é tratado tão sério como deveria. Em livros técnicos, literários, didáticos, ou seja, na literatura em geral, dificilmente são encontradas metodologias de ensino voltadas para o ensino desta ciência ou problemas e desafios ligados a mesma. Desta forma, este projeto visa a criação de um portal educacional online voltado para o ensino e a prática de questões da lógica, além de um painel de problemas semanais no IFSULDEMINAS – Campus Passos. Em meio a este portal e este painel serão colocados jogos de lógica e problemas que incentivem o exercício do cérebro a fim de tornar o estudo da lógica algo presente no cotidiano das pessoas.2015-04-07T00:00:00+00:00Copyright (c)