ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v5n12018143Palavras-chave:
Educação em Saúde, Adolescente, Vulnerabilidade Social, Relações Comunidade-Instituição.Resumo
Introdução: O período de adolescer e adolescência é permeado por profundas alterações biopsicosocioculturais, podendo expor os adolescentes a ingerência relacionada à sua saúde e qualidade de vida. Objetivo: Descrever a realização de uma oficina educativa acerca da qualidade de vida junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando a observação e a prática durante a realização de uma oficina desenvolvida junto à 17 atores pertencentes a uma organização social de apoio a adolescentes em situação de vulnerabilidade em uma cidade do Sul de Minas Gerais. Resultados: Dentro da oficina, foi possível abordar temáticas como alimentação, atividade
física, autoestima, projeto de vida, espiritualidade e bem-estar. A partir da realização da oficina, evidenciou-se a necessidade da ampliação e fortalecimento da atenção ao público adolescente, visto o alto grau de vulnerabilidade demonstrado e as inúmeras dúvidas que pairam acerca da sua saúde e
qualidade de vida. Verificou-se que a oficina com a temáticas abordada possibilitou compartilhar experiências, dúvidas e saberes, além de propiciar o diálogo e a ação-reflexão-ação dos sujeitos, objetivando estabelecer o elo entre a reflexão e a ação consciente. Denota-se ainda que o empoderamento proporcionado pela experiência caracteriza-se como uma experiência exitosa. Recomenda-se a ampliação dessas iniciativas, visto os benefícios proporcionados pela mesma, tanto para os adolescentes quanto para a equipe. Considerações finais: Considera-se, portanto, que a experiência relatada permitiu o despertar para novos conhecimentos e reflexões, fator que contribui para um processo de crescimento mútuo. Além disso, foi possível concluir que a oficina educativa
com o público adolescente se configura como um importante espaço de empoderamento, cidadania, emancipação e, prioritariamente, um espaço coletivo de promoção à saúde. Sugere-se a necessidade de estudos e reflexões sobre a temática, visto seus reflexos na saúde pública e os diversos atores
envolvidos.
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