FATORES ASSOCIADOS A SINTOMATOLOGIA DEPRESSIVA E ANSIOSA EM DOCENTES UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025462Resumo
Este estudo objetivou estimar a prevalência e os fatores associados aos sintomas depressivos, de ansiedade e probabilidade ao desenvolvimento de Transtornos Mentais Comuns em docentes universitários de uma instituição privada de ensino superior de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa transversal, analítico, de abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada utilizando o instrumento Self Report Questionnaire (SRQ-20), General Anxiety Disorder-7 (GAD-7) e Patient Health Questionnarie-9 (PHQ-9). Após a coleta de dados, os mesmos foram inseridos no programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 20.0. Para verificar a existência de associação entre as variáveis, empregou-se o teste de Qui-quadrado de Pearson (X²), sendo adotado nível de confiança de 95% e significância estatística valor p < 0,05. Participaram da pesquisa, 54 docentes, sendo majoritariamente do gênero feminino (66,0%), com 25 a 64 anos, cor da pele branca (52,8%), heterossexuais (96,2%), não residem sozinhas (86,8%), com companheiro (71,7%), mestres ou doutores (60,4%), formação inicial na área da saúde (67,9%), e recebem 5.501,00 ou mais (67,9%). Houve prevalência de 35,8% para probabilidade de desenvolvimento de Transtorno Mental Comum, 28,3% para sintomatologia depressiva e 18,4% para sintomatologia ansiosa. Foi possível perante a realização desta investigação, identificar dados, por sua vez preocupantes que demandam atenção, considerando que mais de 1/4 da população estudada apresentou sinais sugestivos de sofrimento mental.
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