CUIDADOS DE ENFERMAGEM NO PÓS-OPERATÓRIO DE CRIANÇAS COM CARDIOPATIAS CONGÊNITAS
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v5n12018146Keywords:
Cuidados de Enfermagem, Cuidados Pós-Operatórios, CardiopatiasAbstract
A malformação cardíaca é a anomalia congênita isolada mais comum, é responsável por 3% a 5% das mortes no período neonatal. Seu reconhecimento o mais precoce possível é fundamental diante da implicação prognóstica, devido à rápida deterioração clínica e alta mortalidade. Cerca de 20-30% das crianças morrem no primeiro mês de vida, por insuficiência cardíaca ou crises de hipóxia. Por isso, os cuidados de enfermagem prestados a uma criança com cardiopatia devem ser estabelecidos e executados tão logo se suspeite do diagnóstico cardíaco congênito. Objetivo: analisar os cuidados de enfermagem no pós-operatório de crianças com cardiopatias congênitas. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, na modalidade de pesquisa eletrônica, realizada em abril de 2018, a fim de responder à seguinte questão: qual é o conhecimento científico produzido, nos últimos 7 anos, acerca dos cuidados no pós-operatório as crianças com cardiopatias congênitas? A coleta de dados foi realizada nas bases de dados ScientificElectronic Library Online (SCIELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) com os descritores: cuidados de enfermagem, cuidados pós-operatórios e cardiopatias Foram incluídos artigos publicados na íntegra entre os anos de 2010 a 2017, de procedência nacional. Foram selecionados 13 artigos. Resultados:A complexidade que envolve a assistência à criança no pós-operatório exige a atuação de uma equipe multiprofissional com treinamento específico, cujo grande desafio consistirá em possibilitar o restabelecimento da condição geral da criança, com a preservação da sua integridade biopsicossocial, física e afetiva. Os cuidados de enfermagem no pós-operatório a estas crianças estão relacionados à atenção prestada de forma individualizada, humanizada contínua e qualificada pela equipe durante as primeiras horas após a cirurgia, tendo por objetivo proporcionar ao paciente o restabelecimento do equilíbrio hemodinâmico e ofertar condições de sobrevivência com qualidade de vida. Conclusão: é muito importante que a equipe de enfermagem esteja capacitada para avaliar e prestar assistência de enfermagem às crianças portadoras de cardiopatias congênitas, por isso, os profissionais devem aprimorar seus conhecimentos e realizar treinamentos locais para melhorar esta assistência.
References
SILVA, V. G; CAVALCANTE, A. C. D; CAVALCANTE, V. G. F; PEREIRA, J. F; VERAS, C. C apud SILVA (2006). Diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para criança com cardiopatia congênita: revisão integrativa. 2015. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/cuidadofundamental/article/view/2654/pdf_1393>. Acesso em: 18 de Abr 2018.
LEITE, D. F; MENDONÇA, J. T; CIPOTTI, R. MELO, E. V. Tratamento das cardiopatias congênitas em Sergipe: proposta de racionalização dos recursos para melhorar a assistência. 2012. Disponível em: < file:///C:/Users/Usuario/Downloads/v27n2a10.pdf>. Acesso em: 16 de Abr 2018.
MELO, H. C; ARAUJO, S. M. G; VERISSOMO, A. V. R; SANTOS, V. E. F; SOUZA, M. H. M. O ser-enfermeiro em face do cuidado à criança no pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452012000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 15 de Abr de 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.