ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas

Autores/as

  • Elton Junio Sady Prates Universidade Federal de Minas Gerais. http://orcid.org/0000-0002-5049-186X
  • Maria Luiza Sady Prates Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Lays Figueiredo Inácio da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.
  • Glaucia Marina Furini Ferreira
  • Luana Matos Silva Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.
  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v5n12018143

Palabras clave:

Educação em Saúde, Adolescente, Vulnerabilidade Social, Relações Comunidade-Instituição.

Resumen

Introdução: O período de adolescer e adolescência é permeado por profundas alterações biopsicosocioculturais, podendo expor os adolescentes a ingerência relacionada à sua saúde e qualidade de vida. Objetivo: Descrever a realização de uma oficina educativa acerca da qualidade de vida junto a adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando a observação e a prática durante a realização de uma oficina desenvolvida junto à 17 atores pertencentes a uma organização social de apoio a adolescentes em situação de vulnerabilidade em uma cidade do Sul de Minas Gerais. Resultados: Dentro da oficina, foi possível abordar temáticas como alimentação, atividade
física, autoestima, projeto de vida, espiritualidade e bem-estar. A partir da realização da oficina, evidenciou-se a necessidade da ampliação e fortalecimento da atenção ao público adolescente, visto o alto grau de vulnerabilidade demonstrado e as inúmeras dúvidas que pairam acerca da sua saúde e
qualidade de vida. Verificou-se que a oficina com a temáticas abordada possibilitou compartilhar experiências, dúvidas e saberes, além de propiciar o diálogo e a ação-reflexão-ação dos sujeitos, objetivando estabelecer o elo entre a reflexão e a ação consciente. Denota-se ainda que o empoderamento proporcionado pela experiência caracteriza-se como uma experiência exitosa. Recomenda-se a ampliação dessas iniciativas, visto os benefícios proporcionados pela mesma, tanto para os adolescentes quanto para a equipe. Considerações finais: Considera-se, portanto, que a experiência relatada permitiu o despertar para novos conhecimentos e reflexões, fator que contribui para um processo de crescimento mútuo. Além disso, foi possível concluir que a oficina educativa
com o público adolescente se configura como um importante espaço de empoderamento, cidadania, emancipação e, prioritariamente, um espaço coletivo de promoção à saúde. Sugere-se a necessidade de estudos e reflexões sobre a temática, visto seus reflexos na saúde pública e os diversos atores
envolvidos.

Biografía del autor/a

Elton Junio Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduando em Enfermagem.

Maria Luiza Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduanda em Enfermagem.

Lays Figueiredo Inácio da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Graduanda em Enfermagem.

Glaucia Marina Furini Ferreira

Graduanda em Enfermagem.

Luana Matos Silva Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Mestra em Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Docente Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Doutora em Ciências. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Publicado

2018-08-09

Cómo citar

PRATES, E. J. S.; PRATES, M. L. S.; SILVA, L. F. I. da; FERREIRA, G. M. F.; ARAÚJO, L. M. S.; ANDRADE, R. D. ABORDANDO A QUALIDADE DE VIDA NA ADOLESCÊNCIA: Formando novos atores sociais por meio de oficinas educativas. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.18406/2359-1269v5n12018143. Disponível em: https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/143. Acesso em: 14 nov. 2024.