EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA PARA MATURIDADE

Autores/as

  • Rhuan Luiz Ribeiro Mota Universidade Do Estado De Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-9891-1336
  • Nilzemar Ribeiro De Souza Universidade Do Estado De Minas Gerais - Unidade Passos/MG
  • Vilma Helenice Contato Rossi Universidade Do Estado De Minas Geais - Unidade Passos/MG
  • Pamella Graciela Messias Santos Universidade Do Estado De Minas Gerais - Unidade Passos/MG
  • Rafaela Esteves Guimarães Universidade Do Estado De Minas Gerais - Unidade Passos/MG

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v5n12018158

Palabras clave:

Saúde do Idoso, Educação em Saúde, Terceira idade.

Resumen

O envelhecimento produz alterações biopsicossociais no idoso. Porém, muitas vezes, essas alterações são vistas como um processo patológico e não como um processo natural de todo ser humano. No presente estudo, tivemos como objetivo, avaliar as mudanças psicossociais em idosos na Universidade Aberta para Maturidade – UNABEM, após atividades de educação em saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, de natureza extensionista, com interface com a pesquisa que foi realizada na UNABEM – que é um Programa voltado para Terceira Idade, com sede na Universidade do Estado de Minas Gerais/UEMG unidade de Passos, com 50 idosos acima de 60 anos, ingressantes no ano de 2017; sendo entrevistados após participaram de atividades de educação em saúde. As atividades de extensão aconteceram entre os meses de Março à Dezembro de 2017, duas vezes na semana, sendo na terça-feira e quinta-feira no período vespertino; com duração de 50 minutos cada atividade. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2017, onde utilizamos uma entrevista semi-estruturada. Os resultados revelam que, a maioria são mulheres N= 48 (96,00%), com idade entre 60 a 70 anos N= 35 (72,91%), com ensino fundamental completo N=15 (31,25%). São Casadas N= 35 (72,91%). Com aposentadoria N= 33 (68,75%). Com a religião católica N= 42 (87,50)% e todos N= 50 (100%) reside no município de Passos/MG. Das unidades temáticas emergiram dois temas: em busca de novos conhecimentos e interações psicossociais. Percebemos que o estudo está proporcionando o envolvimento dos idosos no processo de cuidar-se; tendo a oportunidade de aumentar o conhecimento quanto as questões relacionadas ao envelhecimento saudável e ativo; promovendo autonomia e independência para um envelhecimento ativo e saudável-bem sucedido. Ressaltamos que a Universidade da Maturidade está permitindo aos idosos refletir que existem dificuldades e descobertas que podem ser encaradas de forma tranqüila, apesar das alterações existentes, desde que se busquem caminhos para se adaptar a essas transformações.

Biografía del autor/a

Rhuan Luiz Ribeiro Mota, Universidade Do Estado De Minas Gerais

Graduando de Bacharel em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Campus de Passos/MG. No ano de 2012 foi estagiário na Coordenação da Atenção Primária de Passos/MG - ESF,no setor de administrativo.Foi acadêmico bolsista de Enfermagem no Ambulatório Escola - AMBES, referência em prevenção e tratamento de IST/ AIDS e Hepatites Virais, no período de outubro de 2012 a dezembro de 2014, onde desenvolvi um projeto de extensão com o seguinte tema "Afetividade, Sexualidade e o risco de contaminação por IST/HIV : Processo educativo junto a adolescentes do ensino médio", onde também fui voluntario no projeto de extensão intitulado de "Saúde Sexual, IST e HIV: Processo Educativo junto a Alunos de Ensino Médio de Passos-MG". De Novembro de 2014 a Abril de 2016 fui acadêmico de enfermagem na UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO (UPA). Atualmente é acadêmico bolsista da UNABEM-Universidade Aberta Para Maturidade onde desenvolve um projeto de extensão com o seguinte tema " Educação Em Saúde Para Idosos Em Uma Universidade Aberta Para Maturidade ? UNABEM" e também Pre Trainee de Enfermagem na Santa Casa De Misericórdia de Passos.

Nilzemar Ribeiro De Souza, Universidade Do Estado De Minas Gerais - Unidade Passos/MG

Doutor em Enfermagem pela Universidade de São Paulo ?Ribeirão Preto-SP (2003). Mestre em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, pela Universidade de São Paulo ?Ribeirão Preto-SP (1997). Graduada em Enfermagem pela FAENPA/FESP/campus de Passos-MG(1990). Atualmente é Profa. Adjunto dos cursos de graduação em estética e enfermagem, nas disciplinas de Saúde do Idoso, Materno Infantil II e Psicologia em Saúde e pós-graduação em Saúde Mental e Psiquiatria/Saúde da Família/Enfermagem em Urgência e Emergência da Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG, na disciplina de Saúde do Idoso. Coordenadora do curso de Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria e de Cuidadores de Idosos. Docente responsável pelo PSF-Escola da Faculdade de Enfermagem de Passos/UEMG. Orientadora de Iniciação Científica pela FAPEMIG, e pelos Programas PAPq e PAEX da UEMG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da FESP. Tem experiência na área de Enfermagem, ministrando disciplinas na áreas de : Saúde Mental, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso/ envelhecimento, qualidade de vida, mulher/criança/, humanização/comunicação.

Vilma Helenice Contato Rossi, Universidade Do Estado De Minas Geais - Unidade Passos/MG

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, Docente.

Pamella Graciela Messias Santos, Universidade Do Estado De Minas Gerais - Unidade Passos/MG

Acadêmico de Enfermagem. Curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, Discente.

Rafaela Esteves Guimarães, Universidade Do Estado De Minas Gerais - Unidade Passos/MG

Acadêmico de Enfermagem. Curso de Enfermagem, Universidade do Estado de Minas Gerais- UEMG, Discente

Citas

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Publicado

2018-08-09

Cómo citar

RIBEIRO MOTA, R. L.; DE SOUZA, N. R.; CONTATO ROSSI, V. H.; MESSIAS SANTOS, P. G.; GUIMARÃES, R. E. EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA IDOSOS EM UMA UNIVERSIDADE ABERTA PARA MATURIDADE. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.18406/2359-1269v5n12018158. Disponível em: https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/158. Acesso em: 14 nov. 2024.