A Implementação da Extensão Curricularizada em uma IPES:

experiência do programa de extensão Empreender Mais com ADM

Autores/as

  • David da Silva Beca Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Aline de Freitas Ribeiro Instituto Federal de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Julia Beatriz Lima Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Yuri Silveira Santos de Oliveira Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais
  • Sérgio Pedini Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025564

Resumen

O presente artigo tem como objetivo geral relatar a experiência vivenciada pelos extensionistas do programa Empreender Mais com ADM, estruturado no âmbito do curso de Bacharelado em Administração do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. Especificamente, busca-se apresentar os segmentos de atuação dos projetos vinculados ao programa, descrever as atividades desenvolvidas pelos discentes e analisar os impactos gerados tanto para os alunos extensionistas quanto para a comunidade beneficiada. Aborda a implementação e os resultados das ações extensionistas, que incluíram oficinas, cursos e consultorias voltadas ao desenvolvimento de competências empreendedoras, atendendo às demandas da comunidade. Adota uma abordagem descritiva e qualitativa, com procedimentos metodológicos que incluem estudo de caso, análise documental e de relatórios indicadores de participação dos discentes. Os resultados indicam que a interação entre os discentes e a comunidade promoveu uma aprendizagem prática e significativa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras e para a oferta de soluções alinhadas às necessidades locais. O estudo conclui que a extensão curricularizada é um instrumento eficaz na formação acadêmica e profissional dos estudantes.

Biografía del autor/a

David da Silva Beca, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduação em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Aline de Freitas Ribeiro, Instituto Federal de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduanda em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Julia Beatriz Lima, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduanda em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Yuri Silveira Santos de Oliveira, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduação em Administração pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), campus Poços de Caldas.

Sérgio Pedini, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) - Poços de Caldas, Minas Gerais

Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), campus Lavras. Graduação em Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSUDESTEMG), campus Rio Pomba. Mestrado em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), campus Lavras. Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), campus Lavras. Pós-doutorado pela Universidade de Perugia, Itália.

Publicado

2025-09-05

Cómo citar

DA SILVA BECA, D.; DE FREITAS RIBEIRO, A. .; LIMA, J. B.; SILVEIRA SANTOS DE OLIVEIRA, Y.; PEDINI, S. . A Implementação da Extensão Curricularizada em uma IPES:: experiência do programa de extensão Empreender Mais com ADM. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 2, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n22025564. Disponível em: https://psl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/564. Acesso em: 16 sep. 2025.