EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A ERROS DE MEDICAÇÃO POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v5n12018196Palavras-chave:
Erros de medicação, Hospitais, Farmacovigilância, Eventos Adversos, Segurança do PacienteResumo
Introdução: A segurança é uma das dimensões da Qualidade dos serviços de saúde, sendo que qualidade e segurança são características inseparáveis. Diante do contexto de prestação de assistência à saúde dentro do ambiente hospitalar, os medicamentos são utilizados como uma procura do bem-estar físico e mental, sendo um dos principais recursos para o restabelecimento e preservação da saúde. Atualmente, um dos maiores desafios das instituições hospitalares é implementar ações para redução de erros e falhas em processos assistenciais, dentre estes, podemos destacar os eventos adversos relacionados à medicação. Objetivo: Levantar estudos na literatura científica sobre episódios de eventos adversos com medicações em ambiente hospitalar pelos profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e BVS no período de dezembro de 2018 a abril de 2019. Para guiar a revisão, formulou-se a seguinte questão: Quais são os eventos adversos relacionados a erros de medicações em hospitais? A seleção dos textos atendeu aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 20 artigos científicos. Resultados: Observou-se que a incidência de erros medicamentosos é muito alta em várias regiões do Brasil, sendo em sua maioria relacionados ao horário, dose, via de administração, paciente e omissão. Foi possível analisar diferentes estudos a respeito do tema, destacando a importância das reações adversas, os erros dos profissionais e principais causas da ocorrência destas. Conclusão: O levantamento de uma visão crítica e inovadora diante dos serviços hospitalares com relação às reações adversas, erros de medicação e sobre a notificação destes poderá ampliar as formas de conduzir a prática clínica. É preciso trabalhar para mudar tais resultados, visando uma melhora na qualidade assistencial dos pacientes nos serviços de atendimento hospitalar. Espera-se que os resultados possam contribuir para a prática profissional dos enfermeiros, como forma de entender e evitar as graves reações e interações medicamentosas, promovendo uma assistência livre de danos ao paciente, além de fortalecer a cultura de segurança dos profissionais de enfermagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.