A biblioteca na visão dos gestores escolares
mapeamento da ausência de bibliotecários num recorte de escolas públicas de uma região de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n22024391Resumo
Este artigo tem como objetivo avaliar e compreender o contexto das bibliotecas em algumas escolas públicas do estado de Minas Gerais, das superintendências de ensino denominadas regiões Metropolitana B e C da cidade de Belo Horizonte da Secretaria de Estado da Educação/MG. Os estudos bibliográficos mostram que as bibliotecas escolares são tratadas, muitas vezes, de forma desarticulada do ensino, cumprindo um papel desconexo, limitado, sem importância e, com isso, inevitavelmente, sendo ambientes descartados e subutilizados dentro da escola. Compreende-se a necessidade de uma boa gestão escolar para promover o bom desenvolvimento das bibliotecas e, para isso, a pesquisa objetiva, especificamente, perceber a visão dos gestores escolares acerca deste espaço no ambiente da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line enviado aos diretores das escolas. A motivação para este estudo parte do noticiário da mídia comum onde são divulgadas constantemente infrações às legislações vigentes sobre a obrigatoriedade do profissional bibliotecário nas bibliotecas escolares. Diante desse cenário, a aplicação desta pesquisa é uma maneira de embrenhar nesses ambientes em busca por informações que de alguma maneira traduzam o que de fato sustenta a redução da biblioteca nas escolas de Minas Gerais. Amparamo-nos em autores como Silva (1994), Milanesi (1983), Freire (1993) sobre a biblioteca e a importância do ato de ler.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.