DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA ENSINO DE LÓGICA MATEMÁTICA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS BASEADOS EM ANDROID
Resumo
Os dispositivos móveis despertam atualmente a curiosidade e atenção de alunos de diversas idades e níveis de educação, tornando-se excelentes aliados para o desenvolvimento de ferramentas de auxílio ao ensino-aprendizagem. Atividades que envolvam a lógica matemática, além de estimular o raciocínio lógico, atuam também como ferramenta facilitadora da aprendizagem da própria disciplina de matemática, além de outras disciplinas como lógica de programação. O projeto possui como objetivo principal desenvolver uma ferramenta para dispositivos móveis baseados emAndroid para auxiliar o ensino de lógica matemática e desenvolver o raciocínio lógico.
Referências
COLUCCINI, C. M. C. R. Lógica e jogos no ensino da matemática. Especialização em Matemática para Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (Monografia), 2010. Disponível em: http://www.mat.ufmg.br/~espec/Monografias_Noturna/Monografia_ClaudiaMara.pdf. Acesso em: 10 de junho de 2014.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas,. 4. ed. 2002.
MEIRELLES L.; TAROUCO L.; ALVES C. Telemática aplicada à aprendizagem com mobilidade. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, 2004.
PAVIM, Alberto Xavier. Metodologia de Desenvolvimento para Projetos de Software. Laboratório de Metrologia e Automatização, Sistemas Industriais Inteligentes, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2006. Disponível em :
file.php?fileId=111>. Acesso em: 10 de junho de 2014.
REIS, Michele Pereira. Brincando com a lógica: aprendendo a pensar. Departamento de Matemática - UNESP, 2006. Disponível em:
http://www.feg.unesp.br/extensao/teia/trab_finais/TrabalhoMichele.pdf. Acesso em 10 de junho de 2014.
SILVA, Nilton Miguel da; LOZANO, Abel Rodolfo Garcia; LOPES, Jurema Rosa. Lógica matemática no ensino fundamental como instrumento facilitador da Aprendizagem Ensino da Matemática. Duque de Caxias, RJ: Ed. Clube dos Autores, 2012.